Release

CULTURA DE SAMBA
resgata a tradição do Samba de raiz.



“Não deixe o Samba morrer,
não deixe o Samba acabar.
O morro foi feito de Samba,
de Samba pra gente sambar”.



Como nos mostra a letra dos compositores Edson Conceição e Aluísio, interpretada por Alcione, “Não Deixe o Samba Morrer”, a preocupação sobre os rumos do Samba não é de hoje. E foi com este olhar, de resgate, e com vontade de tocar o Samba na sua forma autêntica, que em 2012 surgiu o grupo CULTURA DE SAMBA. A proposta dos seus integrantes sempre foi de valorizar os acordes e letras apresentadas por artistas renomados, como Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia, Clara Nunes, Paulinho da Viola, João Nogueira, Martinho da Vila, Grupo Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, e vários outros, que retratam tão bem uma das principais manifestações culturais populares brasileiras: o Samba.

Com cinco anos de bagagem, o CULTURA DE SAMBA iniciou em 2016, ano em que o Samba comemorou o seu primeiro centenário, a proposta de homenagear os grandes baluartes que escreveram a rica e bela história desse gênero musical tão genuinamente brasileiro.

Após apresentar o “Bate outra vez... – Um tributo a Cartola”, o CULTURA DE SAMBA volta neste ano com uma nova homenagem ao Samba. E desta vez a homenagem será coletiva!

A escolha de homenagear as sambistas, que por décadas encantam e embelezam os palcos do país, nos abriu um vasto leque de opções e também um desafio. No meio de tantas cantoras, quem nós deveríamos escolher para uma digna homenagem?

Então a escolha foi feita:


“Cultura de Samba apresenta: Tributo às Damas do Samba”



Histórico

Em Nova Friburgo, o CULTURA DE SAMBA, entre tantos lugares em que teve a oportunidade de se apresentar, destaca o American Bar 746, o Botequim 746, a Choperia Show de Bola, o Deck Restô, o G.R.E.S. Imperatriz de Olaria, o G.R.E.S. Unidos da Saudade, o Hotel Buscky, o NelmoStock, a Sociedade Esportiva Friburguense (SEF), o Shopping Cadima (Cadima Origens 2017), o Teatro do Nova Friburgo Country Clube (TRIBUTO ÀS DAMAS DO SAMBA), o Teatro Municipal Laércio Rangel, Ventura (CULTURA, UM TRIBUTO AO SAMBA), o Teatro da Usina Cultural Energisa (BATE OUTRA VEZ... UM TRIBUTO A CARTOLA), o Zé Pelin Bar & Pub (Willisau Center); em LumiarTribuna Livre Cultural  e o Gallery on the Lakeem São Pedro da Serra na Estação Glória
Fora da cidade, o grupo se apresentou no Centro Cultural Memórias do Rio, na Lapa/Rio de Janeiro; na Choperia Barril em Cantagalo/RJ; Choperia Esquina do Chopp em Cordeiro/RJ; B.C. Partido Alto em Cachoeiras de Macacu; no Galpão Cultural Professora Margaret de Jesus em Bom Jardim/RJ; no Teatro Municipal de Teresópolis em Teresópolis/RJ; e no Festival do Bacalhau - 2017 em Duas Barras/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário